O 370 Z é o herdeiro do 240 Z, que se afirmou entre 1970 e 1973. Estes desportivos da Nissan fizeram história e continuam a fazer a diferença num mundo em que a tecnologia ganha terreno face ao prazer de condução, conseguindo manter vivo o prazer de condução, que está em vias de extinção com o advento dos "auxiliares de condução" electrónicos.
As cavas das rodas são mais largas e há detalhes que mostram os cuidados ao nível da aerodinâmica, patentes no volumoso spoiler anterior, na asa traseira que maximiza o apoio sobre o eixo posterior ou no difusor traseiro que permite escoar o ar que passa sob a carroçaria.
HABITÁCULO. O interior tem uma imagem vincadamente desportiva e um ambiente "vintage", marcado pelo rádio "à antiga" e por vários comandos, em contraste com o moderno ecrã digital táctil, que também está presente.
As "baquets" Recaro são uma mais-valia, apesar dos comandos manuais. Só há espaço para duas pessoas, mas a posição de condução merece aplausos. É fácil ajustar o banco e o nível do volante, permitindo ao condutor as melhores condições para "ir à luta", pois este 370Z exige muita "mão-de-obra". A bagageira pode parecer "mínima", mas oferece mais espaço do que se imagina. E, se é certo que nem toda a gente joga golfe, é bom saber que é possível transportar o saco e ainda sobra espaço para a roupa de um fim-de-semana...
AO VOLANTE. Hoje em dia os automóveis estão cada vez mais autónomos e até já são capazes de seguir as faixas de rodagem, controlar a distância para os veículos que os precedem, travar quando acham que é importante e, ao mesmo tempo, não parar de avisar o condutor para riscos que a tecnologia considera "dramáticos" e que, na maioria das vezes, acabam por ser situações corriqueiras.
Mas este garante tudo o que está associado ao prazer de condução de muitas gerações. A suspensão é muito dura e, embora "saltitona" nos pisos irregulares, é um garante da estabilidade direccional. A direcção é tão pesada como incisiva, permitindo sentir a estrada e isso é tão bom como a embraiagem forte e os travões pesados.
Tudo isto vinca o verdadeiro carácter desportivo de um desportivo "à antiga" sem qualquer tipo de concessões ao nível do conforto. Esta não é uma proposta para quem gosta de andar a passear...
A nível pessoal, só temos que aplaudir o facto de ainda estarem disponíveis automóveis com estas características, num mundo onde se estão a banalizar os
automóveis "inteligentes", cada vez mais autónomos. Sabemos que o futuro irá passar por estas propostas, e é por isso que, ainda no presente, já temos saudades do passado...
Motor: V6
Cilindrada: 3 696 cc
Potência máxima: 344 cv/7.400 rpm
Binário máximo: 371Nm/5.200 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h
0 a 100 Km/h: 5,2 s
Consumo médio: 7,2 litros/100 km
Emissões de CO2: 248 g/km
Preço desde: 71.500 €
+ CARÁCTER. A imagem desportiva tem tudo a ver com o comportamento e as performances de um modelo que nos garante um prazer de condução que começa a estar em vias de extinção.
- IMAGEM. Caso se chamasse Porsche em vez de Nissan, não chegava para as encomendas...
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